Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

28/11/2017 11h41

Sessão solene na Câmara celebra Dia Nacional de Combate ao Câncer; Hiran Gonçalves (PP-PR) comenta

Entre outros objetivos, o evento busca alertar a população sobre os diferentes tipos de tratamentos e prevenção da doença

O Com a Palavra entrevistou o deputado Hiran Gonçalves, do PP do Paraná. O parlamentar é presidente da Comissão de Seguridade Social e pediu a realização de sessão solene para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado em 27 de novembro.

Segundo o deputado, o principal objetivo da data é alertar a população brasileira sobre os diferentes tipos de tratamentos e, principalmente, como evitar esta doença, considerada a segunda que mais mata no Brasil e no mundo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos mais saudáveis.

O deputado Hiran Gonçalves reconhece, no entanto, que no Brasil há uma concentração da estrutura de tratamento nas grandes cidades, o que dificulta o enfrentamento da doença, além do difícil acesso a tecnologias modernas e novos medicamentos.

Segundo o deputado, o grande desafio do governo é expandir a rede de atendimento em pequenas cidades e fazer com que os planos de saúde possam ressarcir o SUS pelo atendimento de seus segurados na rede pública, assunto que está em análise na Câmara.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche