Rádio Câmara

Com a Palavra

Crise nas universidades é tema de comissão geral nesta terça-feira

21/11/2017 - 11h08

  • Crise nas universidades é tema de comissão geral nesta terça-feira

A deputada Margarida Salomão, do PT mineiro, esteve Com a Palavra para falar sobre a crise nas universidades brasileiras. Ela é presidente da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e autora, ao lado de outros parlamentares, de requerimento pela realização de comissão geral para debater o assunto.

A deputada espera que esse debate sirva para sensibilizar os parlamentares para a situação das universidades e destinar emendas à área da educação.

Neste ano, segundo dados do Ministério da Educação, 44 das 64 universidades federais do país tiveram seu orçamento afetados por cortes, feitos em março passado, na comparação com o primeiro semestre de 2016. O contingenciamento chegou a 15% para o funcionamento das instituições e de 40% para as obras.

A deputada Margarida Salomão cobrou a execução do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pelo Congresso, que determina a destinação de 10% do PIB nacional à educação. Segundo ela, se ele estivesse sendo cumprido, a crise financeira nas universidades não estaria ocorrendo.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche
Entrevista - Lincon Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.