Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

17/11/2017 11h29

Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares: frente parlamentar defende direitos dos profissionais

O deputado Jorginho Melo (PR-SC) é coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Conselhos Tutelares e esteve Com a Palavra para falar sobre a data, celebrada em 18 de novembro

O deputado Jorginho Melo, do PR de Santa Catarina, esteve Com a Palavra para falar sobre o Dia Nacional dos Conselhos Tutelares, comemorado dia 18 de novembro. O parlamentar é coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Conselhos Tutelares.

A função de conselheiro tutelar foi criada, em julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Ele tem o objetivo de lutar pelos direitos das crianças e adolescentes da sua comunidade, denunciando possíveis abusos. Este cargo público implica exercer o papel de educador e orientador dos jovens, criando iniciativas que potencializem o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O deputado Jorginho Melo defende que os conselheiros tutelares tenham maior reconhecimento, com uma remuneração mínima de 3 salários mínimos (cerca de R$ 2,8 mil), formação contínua e melhores condições de trabalho. Segundo ele, essa será a luta da frente parlamentar.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche