Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

04/10/2017 09h46

Outubro Rosa: implementação da Lei dos 60 Dias é tema de seminário na Câmara

A norma legal determina um prazo de até 60 dias, a partir do diagnóstico, para que pacientes com câncer iniciem o tratamento pelo SUS. A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) comenta o assunto

Há quase cinco anos, pacientes com câncer passaram a ter direito de iniciar o tratamento contra a doença no Sistema Único de Saúde no prazo máximo de 60 dias, contados a partir do diagnóstico.

A implementação dessa norma legal vai ser tema de seminário, nesta quarta-feira (4), promovido pelas comissões de Legislação Participativa e de Seguridade Social.

Uma das autoras do debate, deputada Carmen Zanotto, do PPS de Santa Catarina, esteve Com a Palavra para falar do evento, que faz parte da programação da Câmara voltada para o Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização para a importância da prevenção ao câncer de mama.

Segundo a deputada Carmen Zanotto, o prazo determinado pela norma legal não tem sido cumprido pelo SUS. Dos 27 mil casos de câncer diagnosticados, apenas 27% cumpriram o prazo para o início do tratamento. O principal problema seria o Sistema Único de Saúde não estar aparelhado para realizar os exames oncológicos.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário