Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

12/09/2017 07h00

Câmara lança nova ferramenta de participação popular

A Casa vai abrir consultas à população para saber quais projetos de lei os cidadãos gostariam que fossem votados pelo Plenário. Primeira edição da Pauta Participativa será sobre Política, Saúde e Segurança

O servidor Cristiano Ferri, diretor do laboratório hacker, falou sobre a "Pauta Participativa", nova ferramenta da Câmara, voltada para aproximar o cidadão do Legislativo - e que vai ser lançada, hoje, as 16 horas, no Salão Verde. Segundo ele, a ideia da nova ferramenta é identificar quais projetos têm mais consenso entre a população para que o Presidente da Casa, coloque em destaque na votação em Plenário.

Na visão do especialista, essa iniciativa vai ajudar a aproximar o Legislativo dos anseios do cidadão. Nesse primeira consulta popular, serão colocados projetos nas áreas de segurança pública, política e saúde e para dar credibilidade à escolha popular a "Pauta Participativa" vai ser acompanhada por três observadores - o consultor Fabiano Angélico, da ONG Transparência Internacional, e autor do livro sobre acesso à informação, como reforço ao controle democrático; a professora do Instituto de Ciência Política, da Universidade de Brasília, Marisa Von Bulow, e o coordenador do Grupo de Pesquisa, Comunicação e Participação Política, da Universidade Federal do Paraná, Rafael Cardoso Sampaio. O cidadão poderá participar pelo portal e-democracia.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincon Macário