Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

04/09/2017 12h27

Setembro Amarelo esclarece sobre a conscientização e prevenção do suicídio

Para apresentar detalhes sobre o assunto, o Com a Palavra convidou o presidente da Associação Latino Americana de Psiquiatria e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, Dr. Antônio Geraldo da Silva

O presidente da Associação Latino Americana de Psiquiatria e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, Dr. Antônio Geraldo da Silva. Ele falou sobre a importância do setembro amarelo, campanha mundial que possibilita à conscientização e prevenção do suicídio.

Segundo ele, a cada 30 segundos, 10 pessoas tentam tirar a própria vida e 100% dos casos estão relacionados à doenças mentais. Segundo a organização mundial da saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Mas para isso é necessário o diagnóstico precoce da doença e tratamento adequado.

Antônio Geraldo criticou a falta de políticas públicas para o tratamento das doenças mentais e a desativação de 100 mil leitos psiquiátricos nos hospitais públicos brasileiros. Para o psiquiatra, seria necessário qualificar os hospitais e clínicas que atendiam os doentes mentais e não fechá-las e a criação dos Caps, Centros de Atendimentos Psíquicos Sociais, não atendem à demanda e não realizam o tratamento adequado.

O setembro amarelo também quer acabar com os tabus e esclarecer à população sobre o suicídio causado pelas doenças mentais.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincon Macário