Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados e Senadores participam de congresso sobre a situação financeira das Santas Casas

14/08/2017 - 12h06

  • Deputados e Senadores participam de congresso sobre a situação financeira das Santas Casas

O Com a Palavra convidou Edson Rogatti, presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, para falar sobre o congresso nacional do setor, que será realizado, nesta terça e quarta-feira, no Hotel Nacional, em Brasília. O objetivo é discutir a atual situação das 2,1 mil Santas Casas, que hoje acumulam um déficit de R$ 21 bilhões, dos quais R$ 15 bilhões correspondem a empréstimos bancários.

O evento vai tentar sensibilizar o governo a reajustar a tabela de procedimentos do SUS, sem correção há 13 anos. Segundo Edson Rogatti, o governo está estudando uma possibilidade de aumento dos valores pagos pelos procedimentos médicos, como, por exemplo, mudar a forma de pagamento ou criar incentivos aos profissionais da área médica.

Edson Rogatti destacou que 70% das Santas Casas estão localizadas em municípios com até 30 mil habitantes, onde, em grande parte, são a única alternativa de atendimento público na saúde. Nos últimos cinco anos, 217 unidades fecharam as portas devido às dificuldades financeiras.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.