Rádio Câmara

Com a Palavra

Repercussão do papel das delações premiadas e julgamento do STF sobre o tema

04/07/2017 - 11h20

  • Repercussão do papel das delações premiadas e julgamento do STF sobre o tema

O segundo semestre de um ano político turbulento começou e, com ele, as preocupações com os rumos da Lava Jato e, principalmente, da colaboração premiada. Esse instrumento ganhou notoriedade ao ser usado pelo magistrado italiano Giovanni Falcone para desmantelar a "Cosa Nostra", máfia italiana que surgiu no final dos anos 80.

Para repercutir esse momento, o Com a Palavra conversou com o procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e ex-deputado federal Vieira da Cunha. Ele foi relator, na Comissão de Constituição e Justiça, do projeto transformado em lei, em 2013, que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, como a chamada delação premiada – técnica que consiste na oferta de benefícios pelo Estado àquele que confessar e prestar informações úteis ao esclarecimento de um crime.

Vieira da Cunha fez um balanço positivo da lei, que completa 4 anos, e rebateu às críticas de que a lei impossibilita o acusado de recorrer em liberdade e obriga o início de cumprimento da pena em regime fechado nos crimes decorrentes de organização criminosa.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.