Rádio Câmara

Com a Palavra

Audiência na Câmara debate aumento da violência no campo

14/06/2017 - 10h12

  • Audiência na Câmara debate aumento da violência no campo

O deputado Chico Alencar, do Psol do Rio de Janeiro, está à frente da audiência que vai debater o aumento da violência no campo, que, em 2016, bateu todos os recordes. E foi com ele que o Com a Palavra conversou, nesta manhã, sobre a 32ª publicação do relatório que aponta o aumento do conflito agrário do Brasil.

O estudo foi realizado pela Comissão Pastoral da Terra e reúne dados sobre violências contra trabalhadores rurais, indígenas e quilombolas. Segundo a entidade, 61 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo, o equivalente a uma média de cinco mortes por mês.

O deputado Chico Alencar mostrou-se preocupado com a situação e disse que este cenário precisa ser revertido com um conjunto de ações sociais, que passam por uma reforma agrária eficiente e o estímulo à agricultura familiar. Chico Alencar lamentou a criminalização dos movimentos sociais e a atuação desproporcional das polícias.

Na entrevista, o deputado também comentou a medida provisória de regularização fundiária aprovada na Câmara. Segundo ele, a MP não resolve os conflitos no campo e, ainda, tem muitas contradições.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.