Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão debate políticas públicas voltadas à agricultura familiar

09/06/2017 - 10h58

  • Comissão debate políticas públicas voltadas à agricultura familiar

Foi-se o tempo em que a agricultura familiar era vista como uma atividade voltada para garantir a sobrevivência do produtor, de sua família e de comunidades rurais.

Hoje, o retrato do setor é bem diferente. É o principal responsável pela comida que chega à mesa das famílias brasileiras. A agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o país.

Para debater as políticas públicas desse segmento econômico, a Comissão de Agricultura da Câmara realiza, na tarde desta sexta-feira, uma mesa-redonda, no município mineiro de Almenara, situado no Vale do Jequitinhonha. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deve participar do evento.

A ideia é discutir os principais programas de agricultura do governo, como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o Plano Safra, para melhor atender os agricultores.

E o idealizador desse debate, deputado Zé Silva, do Solidariedade de Minas Gerais, é o presidente da Frente Parlamentar de Extensão Rural e esteve Com a Palavra para discutir o tema. Na opinião do deputado, ainda há excesso de burocracia para liberação de crédito aos agricultores familiares e a assistência técnica é esporádica.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.