Rádio Câmara

Com a Palavra

Cracolândia: deputados discutem internação compulsória para usuários de drogas

31/05/2017 - 10h56

  • Cracolândia: deputados discutem internação compulsória para usuários de drogas (bloco 1)

  • Cracolândia: deputados discutem internação compulsória para usuários de drogas (bloco 2)

Há dez dias, o Brasil assistiu a uma operação para retirada de usuários de crack da região conhecida como Cracolândia, em São Paulo, e internação compulsória desses dependentes.

A ação da prefeitura paulista trouxe de volta um antigo debate: até que ponto o Estado, em sociedades democráticas, pode restringir liberdades individuais para garantir a segurança dos cidadãos e dos próprios usuários de drogas?

Para debater o tema, o Com a Palavra entrevistou os deputados Paulo Teixeira, do PT paulista, e Delegado Waldir, do PR de Goiás.

Para o deputado Paulo Teixeira, a internação compulsória não resolve o problema da dependência química. Para ele, a solução é a criação de políticas públicas que garantam reabilitação, acolhimento, alimentação, moradia e trabalho.

Já o deputado Delegado Waldir acha que a internação compulsória é indispensável, porque a maioria dos usuários de drogas não aceita tratamento ou não permanece nele. Segundo o deputado, o uso de drogas é um problema de saúde pública e questão de segurança e deve ser combatido com tolerância zero.

Ouça a integra das entrevistas, em dois blocos.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.