Rádio Câmara

Com a Palavra

Audiência discute uso de cartões eletrônicos no sistema de transporte público

30/05/2017 - 10h49

  • Audiência discute uso de cartões eletrônicos no sistema de transporte público

A concessão de desconto para pagamento eletrônico de tarifa no transporte público vai ser tema de debate, nesta terça-feira, na Comissão de Viação e Transportes.

O sistema de pagamentos eletrônicos no transporte de passageiros já é uma realidade em 90% das cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes, e em quase 80% dos municípios com mais de 50 mil pessoas.

No Brasil, já existem cidades em que 100% das tarifas são pagas com o cartão, como, por exemplo, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso de Sul.

Para falar sobre o assunto, o Com a Palavra convidou o deputado João Paulo Papa, do PSDB de São Paulo, que pediu a realização da audiência pública na Câmara.

Segundo o deputado, a ideia de conceder desconto para o pagamento eletrônico das tarifas é boa, mas precisa ser discutida com representantes das concessionárias a fim de viabilizá-la. João Paulo Papa destaca que o emprego da bilhetagem eletrônica pode reduzir o valor da tarifa a ser cobrada pelas empresas de transporte público, além de ser mais seguro, prático e eficiente.

Ouça o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.