Rádio Câmara

Com a Palavra

Fundos de Pensão: deputado defende novas regras, auditoria e maior fiscalização

24/05/2017 - 12h34

  • Fundos de Pensão: deputado defende novas regras, auditoria e maior fiscalização

Os desvios de recursos nos fundos de pensão voltaram ao noticiário com as delações dos executivos da J&F Investimentos. Em depoimento prestado ao Ministério Público Federal, Joesley Batista, presidente da holding que controla a JBS, descreveu o pagamento de propina para ex-presidentes da Funcef – dos empregados da Caixa Econômica Federal – e da Petros – dos trabalhadores da Petrobras.

Segundo as delações, o dinheiro desviado dos fundos de pensão era repassado aos ex-presidentes das instituições, em troca da aprovação de aportes vultosos e projetos de interesse da família Batista. Os desvios também abasteceram pelo menos um partido.

Os fundos de pensão já foram alvo de uma CPI na Câmara, encerrada no ano passado. O relatório final pediu o indiciamento de 145 suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção.

O presidente do colegiado investigativo, deputado Efraim Filho, do Democratas da Paraíba, falou sobre os últimos acontecimentos relacionados ao tema, em entrevista ao Com a Palavra.

Para evitar outros desvios, o deputado Efraim Filho defende novas normas para modernizar os fundos de pensão com legislação eficiente, menos fragilidade na administração, auditoria interna nos conselhos administrativos e fiscalização efetiva.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.