Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissões debatem efeitos do jogo Baleia Azul e armadilhas tecnológicas no universo dos jovens

16/05/2017 - 10h15

  • Comissões debatem efeitos do jogo Baleia Azul e armadilhas tecnológicas no universo dos jovens

Basta um clique para que o usuário da internet se conecte com o mundo sem sair do lugar. São muitas as facilidades que a tecnologia trouxe para a rotina do homem do século XXI. Mas, como diz o ditado: “a diferença entre o veneno e o remédio é a dose”. É preciso que os pais fiquem atentos ao uso pelas crianças e adolescentes que fazem parte dessa geração multimídia.

Este ano, virou febre entre os jovens o jogo virtual "Baleia Azul," disputado pelas redes sociais, que propõe desafios macabros, como bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilação, ficar doente e, na etapa final, cometer suicídio. O jogo começou na Rússia e se espalhou. Em todos os continentes, 130 casos de suicídios estão sendo investigados pela polícia por estarem relacionados ao Baleia Azul.

O assunto entrou na pauta da Câmara. Hoje, as comissões de Seguridade Social e Família; Legislação Participativa; e de Segurança Pública realizam seminário para debater a proliferação do jogo Baleia Azul nas redes sociais. O Com a Palavra conversou sobre o tema com o deputado Flavinho, do PSB de São Paulo, que está à frente do seminário.

O deputado destaca a vulnerabilidade dos jovens frente à tecnologia e afirma que a solução para o problema passa pela família e pela criação de políticas públicas de enfrentamento e prevenção do uso abusivo de conteúdos que induzam ao suicídio. Na entrevista, deputado Flavinho também fez críticas ao Parlamento, por pretender aprovar leis que buscam destruir a instituição familiar, como, por exemplo, a liberação das drogas.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.