Rádio Câmara

Com a Palavra

Instalada na Câmara subcomissão para estudar regulamentação de recall no Brasil

12/05/2017 - 10h21

  • Instalada na Câmara subcomissão para estudar regulamentação de recall no Brasil

Comprar um produto novo e, logo depois da aquisição, ele apresentar algum tipo de problema é uma situação muito frustrante. Mas o problema tornou-se recorrente no dia a dia dos consumidores.

Dados do Ministério da Justiça apontam que mais de 9,6 milhões de unidades de produtos passaram por recall no ano passado. O setor automotivo deteve 76% do total de recall registrado em 2016. Em seguida aparecem as motos.

Recall, ou chamamento, é o mecanismo que obriga o fornecedor a alertar nos jornais, rádios e TVs os consumidores que adquiriram produtos defeituosos com potencial risco para a saúde e segurança.

Para se debruçar sobre o tema, a Comissão de Viação e Transporte da Câmara criou uma subcomissão especial, que vai ser presidida pelo deputado Alexandre Valle, do PR do Rio de Janeiro. O parlamentar esteve Com a Palavra e falou sobre as propostas que pretende apresentar em relação ao tema, como proibir a comercialização de carros que não tenham feito recall, responsabilizar as montadoras pelos problemas detectados e melhorar a fiscalização.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.