Rádio Câmara

Com a Palavra

Aumento do número de crianças com autismo preocupa ONU e autoridades

04/05/2017 - 11h39

  • Aumento do número de crianças com autismo preocupa ONU e autoridades

Cada criança é uma criança. Essa máxima pode até parecer simples, mas é vital para entender o diagnóstico de autismo, transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento ainda na primeira infância e compromete três grandes áreas: interação social, comunicação e comportamento.

No fim dos anos 1980, uma a cada 500 crianças era diagnosticada com autismo. Hoje, a taxa é uma a cada 68. O significativo aumento chamou atenção até da ONU (Organização das Nações Unidas), que classificou o distúrbio como uma questão de saúde pública mundial. Essa qualificação da ONU possibilita maiores investimentos do governo no tratamento e acolhimento dos autistas.

Para conversar sobre os desafios na escola e no trabalho para o autista, que vai ser tema de audiência pública, hoje, nas comissões de Educação e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Com a Palavra convidou o diretor presidente da ONG Movimento Orgulho Autista Brasil, Fernando Cotta. Segundo ele, ainda há preconceito em absorver esses pacientes, seja em sala de aula ou no mercado de trabalho, e faltam profissionais preparados para lidar com o transtorno, sobretudo na rede pública.

Ouça a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.