Rádio Câmara

Com a Palavra

Sessão solene na Câmara relembra a Batalha do Jenipapo

28/03/2017 - 09h42

  • Sessão solene na Câmara relembra a Batalha do Jenipapo

wikipedia.org
Monumento Jenipapo
Monumento do Jenipapo, Campo Maior, Piauí

A Câmara dos deputados realiza nesta terça-feira sessão solene para lembrar a Batalha do Jenipapo O deputado Assis Carvalho, do PT do Piauí, foi um dos convidados do Com a Palavra desta terça-feira. O parlamentar é o autor do requerimento para realização de sessão solene, na Câmara dos Deputados, para lembrar a Batalha do Jenipapo. A data histórica é esquecida nos livros didáticos, mas foi decisiva para a independência do Brasil.

Foi em 13 de março de 1823, seis meses depois da Proclamação da República, que artesãos e escravos piauienses, maranhenses e cearenses se uniram para vencer os soldados portugueses. No campo de batalha, às margens do rio Jenipapo, na Vila de Campo Maior, no Piauí, o exército da Coroa portuguesa – com cerca de 1.800 soldados treinados e armados com canhão e lançadores de granadas – protagonizou a matança de boa parte dos fazendeiros, vaqueiros, lavradores e oficiais militares que, munidos com foices, facões, enxadas e instrumentos domésticos, lutavam para sair, de vez, da dominação portuguesa.

Confira a entrevista completa sobre o tema.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.