Rádio Câmara

Com a Palavra

Alex Canziani repercute resultados do Ideb e defende mudanças no ensino médio

12/09/2016 - 10h51

  • Alex Canziani repercute resultados do Ideb e defende mudanças no ensino médio

O Brasil não atingiu as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. A exemplo de 2013, o país somente alcançou os objetivos pré-determinados pelo indicador na primeira fase do ensino fundamental.

Nesta edição, o desempenho dos estudantes brasileiros ficou abaixo da média em 18 cidades. E apenas Amazonas, Pernambuco, Piauí e Goiás alcançaram as metas do Ideb.

Divulgado a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador da educação básica no país. Criado em 2007, o índice considera o rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho dos alunos em testes padronizados de português e matemática.

Para repercutir o desempenho brasileiro, o Com a Palavra entrevistou o presidente da Frente Parlamentar da Educação, Alex Canziani, do PTB do Paraná. Para o deputado, é preciso identificar porque os estados mais pobres estão entre os melhores na educação básica e aproveitar os exemplos para melhorar o nível educacional do resto do país. Segundo Canziani, é preciso foco, gestão eficiente e melhor formação dos professores.

O parlamentar é favorável ao projeto, do deputado Reginaldo Lopes, do PT mineiro, que prevê mudanças urgentes no currículo do ensino médio e que já está na pauta de votação. Alex Canziani acredita que o projeto será aprovado ainda este ano.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.