Rádio Câmara

Com a Palavra

Agenda Cultural: confira as dicas de Melissa Barbosa desta semana

26/08/2016 - 12h00

  • Agenda Cultural: confira as dicas de Melissa Barbosa desta semana

Morreu na última segunda-feira, dia 22, dormindo em um hospital de Bruxelas, o gaitista Toots Thielemans. Nascido no subúrbio da capital belga, em 29 de abril de 1922, Jean-Baptiste Frédéric Isidor mudou a cara do jazz ao colocar a gaita a serviço do gênero. O músico ficou muito famoso por seu trabalho no cinema e na tv, como o tema de abertura do filme “Midnight cowboy” e a música de encerramento da Vila Sésamo. Sua composição “Bluesette”, gravada em 1962, virou um dos grandes sucessos mundiais do jazz.

Acaba de sair em DVD o registro ao vivo do disco “Mundo de Pixinguinha”, que o bandolinista Hamilton de Holanda gravou em São Paulo, em 2013. O instrumentista brasileiro recebeu um time de primeira linha para um passeio pela música que teve o mestre Pixinguinha como guia. O repertório, de 18 faixas, se completa com composições dos convidados e de nomes como Paulinho da Viola, Sivuca e Luiz Gonzaga.

Começa nessa sexta-feira e segue até 04 de setembro, a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Serão, ao todo, 280 expositores, com representação das maiores editoras do país, além de autores e programação cultural. Estão confirmadas as presenças de autores nacionais e estrangeiros, como os brasileiros Leandro Karnal, historiador; Mário Sérgio Cortella, filósofo; e Mauricio de Sousa, desenhista. No time dos estrangeiros, estarão aqui, por exemplo, o norte-americano Mac Barnett, que vai falar no dia 1º de setembro sobre a importância da ilustração na literatura infantil: a identificação das crianças com as imagens.

E, para encerrar, uma rápida menção ao Cena Contemporânea, que começou na última terça-feira, dia 23, sua 17ª edição. Até 04 de setembro, as principais salas de espetáculo e espaços alternativos do DF recebem, ao todo, sete espetáculos internacionais, sendo vários inéditos; 14 nacionais e oito de Brasília.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário
Participação Especial – Melissa Barbosa

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE