Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados discutem em Minas Gerais propostas para unificação das polícias civil e militar

23/06/2016 - 12h14

  • Deputados discutem em Minas Gerais propostas para unificação das polícias civil e militar

A comissão especial que estuda propostas para unificação das polícias civil e militar realiza seminários em Minas Gerais. A primeira parada do colegiado para discutir a viabilidade da fusão das duas corporações foi ontem, no município de Campanha. Amanhã, o debate vai ser na cidade de Varginha. Na próxima semana, a comissão vai desembarcar em Sete Lagoas.

As polícias civil e militar estão ligadas aos governos estaduais, mas possuem missões diferentes. A Constituição determina que a Polícia Civil deve atuar na repressão e na investigação de crimes. Já a Polícia Militar, na prevenção da criminalidade e na preservação da ordem pública.

Quem esteve Com a Palavra para conversar sobre esses seminários e fazer um balanço dos oito meses de trabalho do colegiado foi o presidente da comissão especial, deputado Delegado Edson Moreira, do PR mineiro. O parlamentar defende a unificação como forma de melhorar a segurança pública e a qualidade de atendimento, mas essa fusão, segundo ele, não será rápida e poderá demorar até cinco anos.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.