Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: comissão repudia acordo com a Samarco para cobrir prejuízos do desastre em Mariana

07/03/2016 - 11h21

  • Salão Verde: comissão repudia acordo com a Samarco para cobrir prejuízos do desastre em Mariana

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os desdobramentos do desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, aprovou requerimento de moção de repúdio referente ao acordo firmado pelo governo federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo com a mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP.

O acordo prevê um fundo de até R$ 20 bilhões para as ações de recuperação dos danos causados pela tragédia decorrente do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, em 5 de novembro do ano passado. A mineradora deverá fazer um aporte de R$ 4,4 bilhões até 2018. O Ministério Público quer ir à Justiça para que o acordo não seja homologado.

O acordo não garante autorização à mineradora para voltar a operar em Minas Gerais. A tragédia do rompimento de barragem resultou na morte de, pelo menos, 16 pessoas. Outras 1.200 ficaram desabrigadas. O acidente é considerado o mais grave desastre ambiental da história do país. Após quatro meses do acidente, o relatório sobre as causas do rompimento da barragem ainda não ficou pronto.

Para repercutir o assunto, esteve Com a Palavra o integrante da comissão externa, deputado Lelo Coimbra, do PMDB do Espírito Santo. Confira o áudio completo da entrevista. 

Apresentação – Mariana Monteiro e Márcio Salema

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.