Rádio Câmara

Com a Palavra

Câmara ganha Frente Parlamentar de Incentivo a Captação e Doação de Órgãos

08/10/2015 - 11h54

  • Câmara ganha Frente Parlamentar de Incentivo a Captação e Doação de Órgãos

A Câmara vai lançar, nesta quinta-feira, a Frente Parlamentar de Incentivo a Captação e Doação de Órgãos. O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de transplantes, só fica atrás dos Estados Unidos. No ano passado, foram quase 21 mil cirurgias.

Apesar de o Brasil ser uma referência mundial em transplantes, ainda está longe de alcançar a meta proposta pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) para 2017 que é de 20 doadores por milhão de pessoas.

Para falar sobre os objetivos e as prioridades do novo colegiado, o deputado Roberto Sales, do PRB Fluminense, que vai coordenar a frente parlamentar, falou ao Com a Palavra.

Segundo o deputado, uma das barreiras para a doação é resistência das famílias para doar órgãos de um parente que morreu. Dados do balanço de transplantes mostram que a aceitação aumentou em 58% no primeiro semestre deste ano. E a frente parlamentar vai contribuir com iniciativas para aumentar esses números e mudar essa realidade.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Marcio Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE