Rádio Câmara

Com a Palavra

Desmatamento e flexibilização do Código Florestal são os grandes responsáveis pela crise hídrica, diz especialista

04/02/2015 - 11h57

  • Desmatamento e flexibilização do Código Florestal são os grandes responsáveis pela crise hídrica, diz especialista

A Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara se reuniu nesta quarta-feira (4) para debater com especialistas a grave situação dos recursos hídricos e a criação do comitê gestor da crise de água no Brasil.

O risco de que os reservatórios de água da região Sudeste, a mais afetada com a escassez hídrica, possa chegar ao nível zero, coloca o país em alerta. A utilização dos chamados "volumes mortos" pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo acendeu o sinal de alerta.

Segundo o diretor da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) –, Luiz Pinguelli Rosa, a água disponível nos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste é suficiente para mais um mês de geração de energia.

Para discutir o assunto, o Com a Palavra... entrevistou a coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro. Para a especialista, o desmatamento e a flexibilização no novo Código Florestal, que desprotegeu as nascentes, as áreas de mananciais e as encostas, são os grandes responsáveis pelo problema.

Apresentação – Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.