Rádio Câmara

Com a Palavra

Brasil detém mais de 3,5 bilhões de toneladas de minerais de terras-raras

18/11/2014 - 10h27

  • Brasil detém mais de 3,5 bilhões de toneladas de minerais de terras-raras

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara lança, nesta terça-feira (18), o livro "Minerais estratégicos e terras-raras". A publicação traz uma análise das políticas públicas do Brasil na área de pesquisa, exploração e beneficiamento de minerais estratégicos.

O termo terras raras se refere a um grupo de 17 elementos químicos muito usados como matéria-prima para a fabricação de componentes eletrônicos de alta tecnologia.

Segundo a Agência de Serviços Geológicos Norte-Americana, a China detém a maior reserva mundial desses minerais. O Brasil aparece como um grande detentor de minerais de terras-raras, com reservas superiores a 3,5 bilhões de toneladas como aponta. Só que todo esse potencial de grande valor econômico quase não é explorado no país.

O autor da publicação e consultor da área de minas e energia da Câmara, Paulo César Ribeiro Lima, esteve Com a Palavra... nesta terça-feira e apresentou detalhes do livro. Confira na entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE