Rádio Câmara

Com a Palavra

Especialista destaca impactos da criação de novos municípios no País

07/08/2014 - 10h36

  • Especialista destaca impactos da criação de novos municípios no País

O Senado aprovou projeto que estabelece novos critérios para criação de municípios no Brasil. O texto, que já foi aprovado pelos deputados, agora, segue para sanção presidencial.

O texto aprovado determina que as cidades sejam criadas, preferencialmente, nas regiões Norte e Nordeste, por terem menor densidade demográfica.

A proposta prevê ainda que, após a criação, tanto os novos municípios quanto aqueles que vão perder habitantes devem ter uma população mínima de 20 mil pessoas nas regiões Sul e Sudeste. No caso da região do Nordeste, esse número cai para 12 mil. E se for no Norte ou no Centro-Oeste, o novo município deverá ter, pelo menos, seis mil moradores.

Em entrevista ao Com a Palavra, o professor Álvaro Martim Guedes, especialista em administração pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destacou os impactos do projeto, que abrirá caminho para a criação de 200 novos municípios no País.

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.