Rádio Câmara

Com a Palavra

Especialista alerta para os prejuízos da lentidão do Brasil em pesquisas clínicas

29/05/2014 - 09h00

  • Especialista alerta para os prejuízos da lentidão do Brasil em pesquisas clínicas

O Grupo de Trabalho que está debatendo o modelo regulatório de pesquisas clínicas no Brasil se reuniu, em Brasília, no Ministério da Saúde. Pesquisa clínica é o nome dado aos testes feitos com seres humanos voltados para melhor as doenças e seus tratamentos.

O colegiado deverá concluir, nos próximos dias, relatório com propostas para dar agilidade aos prazos de avaliação de estudos clínicos. No Brasil, eles demoram em média de 12 a 15 meses, enquanto nos países líderes mundiais em pesquisa, esse trâmite se resolve em 30 a 90 dias.

Laycer Tomaz
Saúde - Laboratórios - Pesquisas laboratoriais
Pesquisas laboratoriais

A luta contra a lentidão de órgãos federais na aprovação de pesquisas clínicas com humanos no país colocou pesquisadores, médicos, pacientes e indústria farmacêutica de um mesmo lado. Eles criaram a Aliança Pesquisa Clínica Brasil, pela Ética, Saúde e Inovação. A entidade participou dos debates, no Ministério.

Quem fala dos resultados da reunião é o integrante do Comitê Gestor da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, o médico, professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Jaderson Lima.

O especialista diz que boa parte da morosidade na área de pesquisas clínicas se deve à legislação brasileira, que não incorpora as diretrizes internacionais que regulamentam o tema.  Ele diz que é preciso caminhar um projeto de lei que inove o setor.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.