Rádio Câmara

Com a Palavra

Seminário: pesquisadora defende descriminalização do aborto para redução de riscos

11/03/2014 - 09h40

  • Seminário: pesquisadora defende descriminalização do aborto para redução de riscos

O aborto é um tema que divide opiniões e provoca debates acalorados. A próxima discussão está marcada para, hoje, na Câmara. A iniciativa é do Partido Social Cristão, o PSC.

Especialistas da área de direito, da saúde e das humanidades vão discutir, durante seminário "Mulher, Família e Gênero", as raízes históricas da problemática do aborto, seu desdobramento nos anos atuais e principais fundamentações teóricas.

DIVULGAÇÃO
aborto02

Uma em cada cinco mulheres brasileiras faz pelo menos um aborto até os 40 anos. A revelação contundente faz parte da Pesquisa Nacional de Aborto, coordenado pela doutora em Antropologia, pela Universidade de Brasília, e pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, Débora Diniz.

Para Débora Diniz, é necessário descriminalizar a prática do aborto para evitar os casos clandestinos. Ela explica que é preciso reduzir os riscos, que advém da ilegalidade da prática, e reconhecer que mulheres fazem aborto. 

O estudo recebeu reconhecimento e prêmio internacional. Confira entrevista.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Ana Raquel Macedo

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE