Rádio Câmara

Com a Palavra

Observatório vai monitorar as metas educacionais do PNE, em análise no Congresso

04/12/2013 - 09h28

  • Observatório vai monitorar as metas educacionais do PNE, em análise no Congresso

A partir de hoje, a evolução dos indicadores das metas e das estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação vai ser monitorada por pelo Observatório do PNE.

A plataforma online, formada por 19 organizações da sociedade civil ligadas à educação, vai acompanhar permanentemente cada uma das vinte metas do PNE, que está em análise no Congresso Nacional.

O Observatório também vai elaborar análises sobre as políticas públicas educacionais já colocadas em prática no país e novas ações que vão ser implementadas ao longo dos dez anos de vigência do plano.

O PNE, que destina 10% do Produto Interno Bruto para educação, estabelece 20 metas a serem cumpridas em um prazo de dez anos, a contar da sua provação.

A proposta do governo já foi aprovada pelos deputados em 2012, e no dia 27 de novembro foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado. O plano deve ser votado pelo Plenário do Senado na próxima quarta-feira, dia 11.

A nossa convidada para falar sobre o observatório do PNE, é a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz. A instituição está a frente do lançamento dessa plataforma online, que vai acontecer nesta manhã, na Câmara.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.