Rádio Câmara

Com a Palavra

Simpósio discute nova abordagem para usuários de drogas

11/09/2013 - 13h31

  • Simpósio discute nova abordagem para usuários de drogas

Cerca de duzentas mil pessoas morrem por ano no mundo por consumir drogas ilícitas. Essa estatística levantada pela Organização das Nações Unidas mostra o peso dos efeitos nefastos que o uso indevido e indiscriminado das drogas pode fazer na sociedade, em todo mundo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o problema das drogas atinge cerca de 27 milhões de pessoas, o equivalente a 0,6% da população mundial. As políticas de prevenção e repressão às drogas ocupam um lugar de destaque na agenda dos governantes.

E para debater essa questão, a ONU - em parceria com os ministérios da Saúde e da Justiça - está realizando em Brasília um impósio internacional, com a presença de 600 participantes, entre eles autoridades, especialistas e representantes de organismos internacionais.

O representante do escritório das Nações Unidas sobre drogas e crime no Brasil, Rafael Franzini, diz que a discussão sobre o tema das drogas é complexa, pois quase sempre está atrelada com a segurança. Ele diz que é preciso pensar nas condicionantes sociais que levam as pessoas a consumirem drogas. Por isso é preciso mudar a perspectiva do olhar para o usuário. "Os usuários de drogas não são delinquentes, mas são pessoas que na maioria das vezes passam por problemas psicológicos", frisou.

Confira a entrevista.

Apresentação: Lincoln Macário e Rita Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.