Rádio Câmara

Com a Palavra

Lei dos Caminhoneiros é sancionada, mas categoria ainda quer menor preço para o diesel

03/03/2015 - 09h49

  • Lei dos Caminhoneiros é sancionada, mas categoria ainda quer menor preço para o diesel

Jornal Cidades - MG
Transporte - caminhões - greve protesto caminhoneiros estrada
Mesmo com a sanção da Lei dos Caminhoneiros, os protestos continuam

Parte do acordo entre o governo federal e os caminhoneiros para pôr fim à greve da categoria, a Lei dos Caminhoneiros foi sancionada, sem vetos, na noite desta segunda-feira (2), pela presidente Dilma Rousseff.

O texto altera a regulamentação desses profissionais e estabelece novas regras e benefícios para a categoria. Entre as medidas, está a alteração da jornada, limite de trabalho diário e o perdão das multas expedidas nos últimos dois anos sobre o excesso de peso.

Os caminhoneiros bloqueiam as estradas federais e estaduais pelo país desde o dia 13 de fevereiro. Entre as principais reclamações está a alta do preço do diesel. Eles reivindicam, ainda, a redução do valor dos fretes e das tarifas cobradas nos pedágios.

Para discutir a nova legislação aplicada à categoria, esteve Com a Palavra... nesta terça-feira o deputado Valdir Colatto, do PMDB de Santa Catarina, que foi relator da matéria na comissão especial criada para analisar a proposta.

Para o deputado, a lei veio em boa hora, mas ainda falta atender uma reivindicação importante: o preço do diesel, que não acompanha o preço do frete. O assunto será discutido ainda hoje, ao meio-dia, em reunião com a Frente Parlamentar da Agricultura.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.