Rádio Câmara

Com a Palavra

Jurista acredita na condenação da Petrobras pela Justiça dos EUA

18/12/2014 - 11h19

  • Jurista acredita na condenação da Petrobras pela Justiça dos EUA

Enquanto a desconfiança internacional sobre o impacto da corrupção faz os papéis da Petrobras derreterem, as ações contra a estatal brasileira aumentam a cada dia.

Desta vez foi o escritório de advocacia dos Estados Unidos Morgan & Morgan quem entrou com uma ação coletiva contra a Petrobras em nome de acionistas que compraram recibos de ações, entre maio de 2010 e 21 de novembro desse ano. Esse é o nono escritório a abrir uma ação semelhante.

Segundo a ação, a Petrobras e alguns diretores violaram leis do mercado de capitais dos Estados Unidos. O argumento é de que a estatal brasileira enganou os investidores.

Para explicar o caso e esclarecer sobre o que pode ser feito para proteger os direitos de investidores de título emitidos pela Petrobras, o Com a Palavra... entrevistou o renomado jurista, advogado e autor de várias obras Modesto Carvalhosa.

Segundo o advogado, tanto a Petrobrás quanto a União podem ser responsabilizadas por má administração. Ele acredita que a estatal será condenada nos EUA e que o processo na Justiça americana deverá durar, no máximo, um ano. Modesto Carvalhosa também critica o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU) por, até o momento, não terem tomado providências para responsabilizar a União pelos prejuízos que a Petrobras trouxe aos investidores.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.