Rádio Câmara

Com a Palavra

Câmara sedia Seminário sobre Mobilidade; questão ainda é vista de forma superficial, diz consultor

20/10/2014 - 09h34

  • Câmara sedia Seminário sobre Mobilidade; questão ainda é vista de forma superficial, diz consultor

O evento, que começa nesta segunda (20) e vai até quinta (23), vai reunir autoridades e pesquisadores da área de transporte de vários países que vão discutir experiências sobre mobilidade urbana e soluções para promover acessibilidade sustentável nos principais centros urbano do mundo.

O encontro é uma iniciativa do programa de pós-graduação em transportes da Universidade de Brasília e ser realizado em parceria com a Câmara dos Deputados. Além das palestras, painéis de debates, na programação do evento vai haver também o lançamento de dois livros.

Uma das publicações "Meio Ambiente & Mobilidade Urbana" é de autoria do diretor da consultoria da Câmara, Eduardo Fernandez. 

Para Eduardo Fernandez a mobilidade urbana no País é uma questão central porque diz respeito direta ou indiretamente à vida das pessoas. "Hoje se gasta em média 3 (três) horas para se deslocar da casa até o trabalho".

O consultor diz que a questão ainda é vista de forma superficial. O problema precisa ser analisado no conjunto, pois envolve uma série de questões que precisam ser consideradas.

"É preciso que se fale também em transporte individual, e não apenas no coletivo, porque um conflita com o outro. O transporte de carga também precisa ser analisado. Uma análise apenas parcial deixa de captar os problemas que se apresentam", aponta.  

Outra questão a ser considerada é na ocupação do solo.

Confira a entrevista. 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.