Rádio Câmara

Câmara Ligada

Identidade África

03/07/2015 - 17h00

  • Identidade África (bloco 1)

  • Identidade África (bloco 2)

  • Identidade África (bloco 3)

Divulgação
Mariene de Castro
A cantora baiana Mariene de Castro é a atração musical

Esta edição do Câmara Ligada fala sobre a valorização da identidade negra no Brasil. De acordo com estimativa feita pelo IBGE, cerca de 4 milhões de africanos desembarcaram no Brasil entre 1501 e 1866. Esse número torna o Brasil o país que mais recebeu escravos no mundo. Segundo o Censo de 2010, a população preta e parda brasileira corresponde a 50,7% da população. Por isso, é impossível falar da história do Brasil sem compreender a presença negra na sua constituição. A matriz cultural afro-brasileira resistiu ao domínio das elites e terminou por influenciar campos diversos como a língua, religião, música, dança, culinária e literatura brasileira. No entanto, mesmo com todos os esforços de resistência, grande parte da população afro-brasileira ainda encontra-se em situação de exclusão econômica, social e cultural.

Atração Musical:

Mariene de Castro - Com 15 anos de carreira, vários prêmios de reconhecimento e uma carreira de sucesso, a sambista baiana é considerada por muitos a grande revelação da música brasileira. Em seu quinto álbum, intitulado Colheita, Mariene traduz a arte do encontro com grandes compositores e intérpretes brasileiros, e conta com participações especiais de Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Beth Carvalho, Hamilton de Holanda, Jacques Morelenbaum e da Bateria da Portela.

Convidados:

Deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) está no seu sétimo mandato na Câmara Federal. Deputado constituinte, sempre participou de comissões importantes, como de educação, cultura e segurança, atualmente é membro da Comissão de Constituição e Justiça. O deputado também é professor, advogado e jornalista.

Nelson Inocêncio é professor do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB), faz parte do Núcleo de estudos Afro-brasileiros (Neab) e é autor do livro A Consciência Negra em Cartaz, publicado pela editora UnB.

Tainá Lima, conhecida como Criola, é uma artista cujas obras colorem as ruas de Belo Horizonte e fortalecem o movimento negro na principal cidade de Minas Gerais. A jovem mineira começou a grafitar em junho de 2012. Sua arte expressa a história e os gritos de resistência da ancestralidade afro-brasileira contra o preconceito.

Apresentação - Vera Morgado
Direção - Chiaro Trindade
Produção - Carol Barboza

Câmara Ligada debate a valorização da identidade negra no Brasil. Como acabar de vez com situação de exclusão econômica e cultural da população afro-brasileira?