Rádio Câmara

Câmara Ligada

Questões da saúde mental na juventude

21/11/2014 - 17h00

  • Questões da saúde mental na juventude (bloco 1)

  • Questões da saúde mental na juventude (bloco 2)

  • Questões da saúde mental na juventude (bloco 3)

TV CÂMARA
O TERNO
Banda O Terno é a atração musical do programa
Por que falamos tão pouco sobre as questões da Saúde Mental? Vários outros aspectos da saúde acabam sendo priorizados, principalmente com relação à população jovem, apesar da ONU apontar que, a cada ano, cerca de 20% dos jovens do mundo enfrentam algum tipo de problema relacionado à saúde mental.

A ausência de políticas públicas focadas nesse público e mesmo a falta de discernimento sobre o tema levam a situações chocantes: ainda segundo a ONU, a depressão é a maior causa de incapacidade nesta faixa etária e o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens de todo o mundo.

A passagem da infância para a vida adulta implica em dúvidas, questionamentos, incertezas e inseguranças comuns a qualquer fase de transição e amadurecimento. Entretanto, parece ser comum que problemas e sintomas mais graves sejam confundidos com situações passageiras e sem importância. Os preconceitos levam os adultos a negligenciar as questões da saúde mental, criando estigmas que costumam impedir os jovens de buscar ajuda.

No Brasil, como a questão é tratada? Que Políticas Públicas têm os jovens como público alvo nos tratamentos relacionados à Saúde Mental? Na Câmara dos Deputados, há projetos de lei sobre o tema? Que alternativas de tratamento os movimentos antimanicomiais sugerem para adolescentes e jovens? O Câmara Ligada que trazer reflexões sobre o tema, ajudar a esclarecer alguns pontos e contribuir parar reduzir os preconceitos.

Convidados:

Gustavo Estanislau é especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Coordena o projeto Cuca Legal (SP), que propõe a intervenção da psiquiatria nos espaços escolares. A partir da capacitação de educadores, a equipe multiprofissional desenvolve ferramentas de ensino que permitem a identificação precoce dos sintomas de quadros psiquiátricos, a promoção da saúde mental e emocional na escola e a diminuição do estigma que frequentemente cerca as questões relacionadas ao tema. Estanislau é, pesquisador e supervisor clínico do Programa de Identificação e Intervenção para Indivíduos em Estados Mentais de Risco (Prisma), da Unifesp, e autor do livro “Saúde Mental nas Escolas”, publicado pela editora Artmed.

Vinícius Brandão é um jovem de 26 anos que superou uma crise de depressão recentemente. Mal tinha mudado de cidade, ficou desempregado. Sentia saudade da sua vida anterior e acabou se isolando cada vez mais. Conseguiu sair desse ciclo vicioso com a ajuda médica. Foi na terapia que ele descobriu que teve depressão desde bem novo. Era tímido, gordinho, se sentia excluído, sofria muito bullying. Ele comenta que gostaria de realizar um documentário sobre a doença. "Descobri que há muita desinformação sobre o tema, muitos acham que é uma frescura."

Atração musical:

O TERNO é uma banda jovem de rock de São Paulo. Lançaram em junho de 2012 seu primeiro disco, "66", de forma independente. O disco foi considerado pelo jornal O Globo como "um dos mais impressionantes discos de estreia de uma banda brasileira" e colocado entre os 25 melhores álbuns brasileiros de 2012 pela revista Rolling Stone Brasil. A faixa-título, "66", rendeu o primeiro clipe da banda, premiado na categoria Clipe do Ano do Prêmio Multishow 2012 e a banda como Aposta MTV no VMB 2012.Em 2014, lançaram o selo coletivo Risco, conjunto com outras 7 bandas, como Charlie e os Marretas e Memórias de um Caramujo. Em Agosto desse ano, através de financiamento coletivo, lançaram o segundo álbum, O Terno.

Plateia:
Estudantes das escolas CEM 02 de Sobradinho e CED 07 de Taguatinga.

Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Maíra Brito

A ONU aponta que, a cada ano, cerca de 20% dos jovens do mundo enfrentam algum tipo de problema relacionado à saúde mental. Como a questão é tratada no Brasil?

MAIS CONTEÚDO SOBRE