Rádio Câmara

Câmara Ligada

Quem serão os jovens deputados na nova Câmara?

24/10/2014 - 23h00

  • Quem serão os jovens deputados na nova Câmara? (bloco 1)

  • Quem serão os jovens deputados na nova Câmara? (bloco 2)

  • Quem serão os jovens deputados na nova Câmara? (bloco 3)

TV Câmara
Lurdez da Luz
O debate acontece ao som da rapper paulista Lurdez da Luz
Em ano de eleição para presidente, será que você presta atenção nos candidatos que foram eleitos para o Congresso? Tão importante quando o Executivo, o Poder Legislativo representa os interesses dos brasileiros, e não podemos deixar de acompanhar o que acontece na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Os jovens brasileiros têm provado seu interesse na política e se posicionam como os novos formadores de opinião da família. Mas por que essa força não consegue ainda se mostrar nas urnas? O Brasil tem 51 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, o equivalente a 27% da população. Mas sabe quantos deputados federais em exercício, agora em outubro de 2014, têm menos de 30 anos? Somente cinco — cerca de 1% do total de deputados. Se aumentarmos um pouquinho essa faixa etária, conseguimos chegar a 25 deputados com até 35 anos. Daí o percentual sobe para quase 5% da Câmara. Ainda muito pouco.

Em 2015 o cenário começa diferente. A Câmara deve receber 23 deputados com até 30 anos — são apenas duas mulheres neste seleto grupo. A juventude está ligada nesses nomes que irão representar suas demandas no Congresso? Se lutamos por uma reforma política efetiva, que ferramentas podem favorecer a chegada dos jovens aos cargos representativos do Brasil?

Não é tarefa fácil um jovem se eleger deputado federal. Além do pouco espaço nos partidos políticos e dos altos custos de campanha, os jovens ainda enfrentam certos preconceitos, pois costumam ser encarados como pouco experientes. Quando se tem algum parente na política, a situação pode ser menos complicada. A tradição familiar costuma ajudar um pouco. Mas e você que não tem parente algum, não conhece ninguém importante e mesmo assim quer ajudar o Brasil? O que você deve fazer? Neste Câmara Ligada a gente pode descobrir algumas alternativas para mudar esse cenário.

Convidados desta edição:
RICARDO BORGES MARTINS, cientista política, dedica-se ao estudo de campanhas de mobilização, com o objetivo de analisar uma democracia mais acessível e participativa. Em 2012, foi co-criador da campanha Urna Limpa, para protestar contra os abusos do marketing eleitoral.

ALIEL MACHADO, deputado federal eleito pelo PCdoB do Paraná. Começou no movimento estudantil ainda no Ensino Médio. Esteve entre no histórico movimento contra o aumento do transporte coletivo em 2006. Disputou sua primeira eleição em 2008, como candidato a vereador. Conseguiu ser eleito vereador em 2012 e agora em 2014 foi eleito o deputado federal mais jovem pelo estado do Paraná.

Atração musical:
LURDEZ DA LUZ, rapper paulista. No final dos anos 90 ingressou no grupo de hip hop Mamelo Sound System e em 2010 lançou o primeiro single - "ANDEI" - que teve o videoclipe indicado ao Video Music Brasil 2011. Luz já colaborou com rappers e artistas como Jorge Du Peixe, Black Alien, Naná Vasconcelos, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, e também colaborações internacionais, como Afrika Bambaata. Em 2014 lança seu primeiro single, "GANA PELO BANG". O trabalho de dez faixas dialoga com diferentes cenários, pessoas e principalmente ritmos nacionais.

 

Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Clauder Diniz

Em 2015, a Câmara deve receber 23 deputados com até 30 anos, mas não é tarefa fácil um jovem se eleger deputado federal

MAIS CONTEÚDO SOBRE