Rádio Câmara

Câmara Ligada

A identidade da juventude indígena em debate

05/09/2014 - 00h01

  • A identidade da juventude indígena em debate (bloco 1)

  • A identidade da juventude indígena em debate (bloco 2)

  • A identidade da juventude indígena em debate (bloco 3)

Ricardo Stuckert
Direitos Humanos e Minorias - Crianças índigenas

Vivemos o mito das três raças que formam o povo brasileiro; somos um pouco de europeus, negros e indígenas. Mas o que sabemos da cultura indígena?

Quando os portugueses chegaram, em 1500, encontraram cerca de 5 milhões de nativos. Hoje, depois de muitas batalhas e doenças, os povos indígenas chegam a pouco mais de 1 milhão de habitantes. A maioria mora na região Norte, com hábitos e línguas diferentes, mas ainda batalhando para preservar suas raízes culturais.

E como os jovens reagem à chegada dos costumes das cidades, como novas tecnologias e oportunidades? Para eles, que representam o futuro de seus povos, o dilema é mais difícil. E as barreiras, maiores. Não podemos esquecer que apesar de serem os verdadeiros brasileiros, são constantemente vítimas de discriminação. As oportunidades para os indígenas não são as mesmas dos brancos.

Como a juventude indígena preserva sua identidade é o tema deste Câmara Ligada. Participam do debate os deputados Domingos Dutra (SD-MA), Ivan Valente (Psol-SP), Moreira Mendes (PSD-RO) e Professor Sétimo (PMDB-MA). E ainda: a estudante de Antropologia da Universidade de Brasília, Gabriela Pinheiro, da nação Kariri Xocó; pelo David Martim, que faz parte do Movimento de Articulação dos Povos Indígenas e é guarani; e a vereadora ingaricó, Secilita Sales, que mora em Uiramutã, em Roraima.

A banda convidada do Câmara Ligada é a Sonissini Mavutsni, de Goiás, que toca reggae em tupi. Na plateia temos estudantes do CEAN, EduSesc de Taguatinga Norte, e estudantes indígenas da Universidade de Brasília.

Músicas: Awayulu; Paraná; Kumupa; e Kukia.

Apresentação - Evelin Maciel
Direção - Maíra Brito

Os jovens índios enfrentam o desafio de preservar a identidade cultural de seus povos ao mesmo tempo em que lidam com a chegada dos costumes das cidades

MAIS CONTEÚDO SOBRE