Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

26/02/2017 11h15

“Walter Benjamin: uma biografia” chega ao Brasil

A publicação promete oferecer nova perspectiva acerca dos textos de Benjamin, ao examinar fatos que o cercavam e apresentar temas e autores que influenciaram sua obra

Já está disponível no Brasil a biografia do filósofo, ensaísta, jornalista, crítico literário e sociólogo Walter Benjamin, considerado um dos grandes pensadores do século XX. Escrito originalmente pelo filósofo e professor alemão Bernd Witte, a publicação promete oferecer nova perspectiva acerca dos textos de Benjamin, ao examinar os fatos que o cercavam e apresentar os temas e os autores que influenciaram sua obra.

A proposta de Witte é compreender as circunstâncias emocionais, familiares, sociais e econômicas em que Benjamin viveu durante tempos tão difíceis como o período entre guerras. A biografia percorre desde a infância em Berlim até as teses sobre o conceito da história para reunir os objetos, as descrições, as impressões, os livros lidos, os momentos vividos, as cartas, as preocupações e as brumas que envolvem seu personagem.

“Walter Benjamin: uma biografia” sai no Brasil pela editora Autêntica, com tradução de Romero Freitas, professor e doutor especializado na obra de Benjamin. O prefácio é assinado pela filósofa e escritora Marcia Tibúri.