Rádio Câmara

Agenda Cultural

Confira as dicas de Melissa Barbosa desta semana

30/09/2016 - 11h34

  • Confira as dicas de Melissa Barbosa desta semana

Depois de 18 anos de estrada, chega ao fim, ao menos temporariamente, o grupo Móveis Coloniais de Acaju. Cria da cidade, a banda noticiou pelo Facebook na última segunda-feira, dia 26 de setembro, a interrupção das atividades por tempo indeterminado. O Móveis se consolidou nos mercados local e nacional com um som alegre, com fortes traços de ska e indie rock. Atualmente, o grupo era formado por André Gonzales (voz), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática e teclados), Esdras Nogueira (sax barítono), Fernando Jatobá (guitarra), Anderson Nigro (bateria), Paulo Rogério (sax tenor), Fabio Pedroza (baixo) e Fabrício Ofuji (Móveis).

Expoente da música instrumental brasileira, Dilermando Reis faria 100 anos de idade em 22 de setembro desse ano. A data, infelizmente, passou praticamente em branco, sem grandes homenagens ao músico que é referência para boa parte dos instrumentistas brasileiros, como Marco Pereira, Paulo Bellinati e João Carlos Victor. Dilermando era natural de Guaratinguetá, em São Paulo. Começou a tocar ainda criança e aos 15 anos já era conhecido como o melhor violonista da sua cidade. No Rio de Janeiro, conheceu personalidades importantes como João Pernambuco e se consolidou na profissão. Foram quase 30 anos de atuação no rádio e dezenas de discos, como o seminal “Abismo de Rosas”.

Do instrumental para o punk, a Agenda Cultural registrou o recente lançamento do livro “Meninos em fúria”, da Editora Alfaguara. Escrita por Marcelo Rubens Paiva a partir de material do músico Clemente Nascimento, a publicação é uma radiografia da movimentação da periferia para se fazer ouvir, e da abertura política brasileira nos anos de 1980, com um destaque especial para o ano de 1982, quando o movimento punk mostrou as caras em SP.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário
Participação Especial – Melissa Barbosa

A Agenda Cultural tem duas características: divulgar os eventos que acontecem em Brasília e falar de cultura em geral. Vai ao ar ao longo da programação, principalmente nas sextas e sábados.

Sexta, sábado, domingo e segunda, ao longo da programação

MAIS CONTEÚDO SOBRE