Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Programa especial traz o perfil da nova mesa diretora da Câmara

18/02/2015 - 20h02

  • Programa especial traz o perfil da nova mesa diretora da Câmara

 VINHETA/ABERTURA....
Programa especial traz o perfil da nova mesa diretora da Câmara
A cada dois anos, os parlamentares renovam a direção da Casa
Conheça os membros da mesa no Jornal Câmara dos Deputados
SOBE VINHETA/ABERTURA....
O programa de hoje traz reportagens especiais com os integrantes da mesa diretora da Câmara dos Deputados, eleitos no dia primeiro de fevereiro.
A direção da Casa é composta pela Presidência, duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências.
Confira o perfil dos novos integrantes da mesa e um pouco sobre o trabalho de cada instância a partir das reportagens produzidas pela Rádio Câmara.
VINHETA/EFEITO....
Eleito em primeiro turno, Eduardo Cunha está cumprindo seu quarto mandato na Câmara dos Deputados.
Antes de se eleger deputado federal pela primeira vez, o novo presidente da Câmara ocupou cargos na administração direta e indireta no governo do estado do Rio de Janeiro.
Confira, na reportagem de Carol Siqueira, o resultado da votação que escolheu Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, como presidente da Câmara.
Repórter: O deputado Eduardo Cunha foi eleito neste domingo presidente da Câmara. Ele venceu a disputa em primeiro turno, com 267 votos. Arlindo Chinaglia, do PT, ficou em segundo lugar, com 136 votos e Júlio Delgado, do PSB, foi o terceiro colocado, escolhido por 100 colegas. Chico Alencar, do PSOL, obteve oito votos. Eduardo Cunha reafirmou o discurso de independência na relação com o Executivo.
Eduardo Cunha: Não será uma Câmara de oposição e tampouco será submissa. O fato de a gente garantir a governabilidade não significa ser submisso. O que nos vamos fazer é tocar a pauta da casa.
Repórter: Cunha também defendeu a análise da Reforma Política e a revisão do pacto federativo, para garantir mais igualdade na distribuição dos recursos entre União, Estados e municípios. Da Rádio Câmara, de Brasília, com a colaboração de Paula Bittar, Carol Siqueira.
VINHETA/EFEITO....
Na reportagem de Murilo Souza, conheça um pouco mais sobre o perfil do novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Repórter: Eduardo Cunha, de 56 anos, é reconhecido entre correligionários e adversários por sua capacidade de articulação política, pelo conhecimento técnico e pelo domínio do regimento. Essas características pessoais o levaram a assumir, em 2013, a liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, sendo reconduzido ao cargo no ano passado. Radialista, economista e evangélico, Cunha começou na política como deputado estadual no Rio de Janeiro em 2001, pelo PPB, após ter ocupado os cargos de presidente da Telerj e da Companhia de Habitação do Estado (Cehab). Em 2002, pelo mesmo partido, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Já no PMDB, elegeu-se para outros três mandatos na Câmara dos Deputados, 2006 e 2010 e 2014. Nas últimas eleições, foi o terceiro deputado mais votado do Rio de Janeiro e o mais votado do PMDB em todo o país. Na Câmara, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), considerada a mais importante da Casa. Da Rádio Câmara, de Brasília, Murilo Souza.
VINHETA/PASSAGEM...
O primeiro vice-presidente da Câmara vem do Maranhão. Waldir Maranhão, do PP, está em seu terceiro mandato.
Professor universitário, o deputado já presidiu a Comissão de Legislação Participativa.
Conheça um pouco da trajetória política de Waldir Maranhão e também as atribuições da Primeira Vice-Presidência da Câmara na reportagem de Thyago Marcel.
Repórter: O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) está no seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Pela primeira vez, assume um cargo na Mesa Diretora da Casa - no último domingo (1º), foi eleito 1ª vice-presidente, com 428 votos, para o biênio 2015-2016, da 55ª Legislatura. O parlamentar maranhense é formado em medicina veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde também assumiu, por duas vezes, o cargo de reitor. Mas, foi em março de 2006 que Waldir Maranhão começou a dedicar-se à política. Neste ano, foi eleito pela primeira vez deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Antes de se tornar vice-líder do Partido Progressista na Câmara na última legislatura (54º), Waldir Maranhão passou pelo PDT, PTB e PSB. Também foi vice-líder da Minoria e, em 2011, no início do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, foi vice-líder do Governo. Na última legislatura, foi presidente da Comissão de Legislação Participativa e integrou, como suplente, diversas comissões, tanto externas, quanto mistas, do Congresso Nacional. Waldir Maranhão diz que continuará priorizando a educação do País.
Waldir Maranhão: A expectativa é de um homem público, que tem a consciência de seu papel dentro do Parlamento brasileiro. E é com esse sentimento que eu quero colocar a tranquilidade de alguém que acredita na educação, nos valores humanos.
Repórter: Waldir Maranhão assina vários projetos, entre eles, a recente proposta (PL 7608/14) que estende o benefício assistencial de prestação continuada, no valor de um salário mínimo, a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente, a concessão do benefício só é permitida aos idosos que comprovem possuir 65 anos ou mais. O caminho para responder aos anseios da sociedade é apostar no diálogo, afirmou o vice-presidente da Câmara.
Waldir Maranhão: Fazendo do diálogo a grande arma do avanço e das transformações, tão necessárias para construirmos, coletivamente, um uma democracia forte, sólida, e um Parlamento independente.
Repórter: Elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução e substituir o presidente da Casa em suas ausências ou impedimentos estão entre as principais atribuições do cargo agora ocupado por Waldir Maranhão. Da Rádio Câmara, de Brasília, Thyago Marcel.
VINHETA/PASSAGEM...
Já tendo ocupado a Presidência da Comissão de Agricultura, Giacobo, do PR do Paraná, é o novo segundo vice-presidente da Casa.
O parlamentar está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados.
O perfil de Giacobo é apresentado pela reportagem da Rádio Câmara.
Repórter: Com a experiência de quatro mandatos como deputado federal, o empresário paranaense, Giacobo, do Partido da República, assume pela primeira vez um cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. No último domingo (1º), o parlamentar foi eleito 2º vice-presidente, com 322 votos (biênio 2015-2016), da 55ª Legislatura. Entre as atribuições do cargo estão o de substituir o presidente ou o 1º vice, examinar os pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados e estabelecer interação institucional entre a Câmara e os demais órgãos do poder Legislativo nos estados, Distrito Federal e municípios, a qual Giacobo pretende melhorar.
Giacobo: Principalmente, para melhorar, ainda mais, a interatividade entre os poderes legislativos, que é uma de nossas incumbências - é levar a Câmara dos Deputados até as câmaras de vereadores, assembleias estaduais, para discutir matérias importantes. E também, temos a incumbência do ressarcimento na área de saúde para os deputados da Casa.
Repórter: Afinado com o discurso de independência do Parlamento, Giacobo afirmou que trabalhará para que essa prerrogativa do Legislativo seja respeitada.
Giacobo: Eu acho que a grande prioridade é a independência. É mostrar para o povo brasileiro que a Câmara dos Deputados é um poder independente e soberano. Isso é muito importante. E que não aceita imposições.
Repórter: Em 2003, Giacobo foi eleito deputado federal pela primeira vez pelo Partido Popular Socialista. Depois, passou pelo Partido Liberal e em 2007 filiou-se ao Partido da República. Na Câmara, já foi 1º vice-líder do PR e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Em um dos últimos projetos protocolados na Casa, Giacobo o dedicou ao fortalecimento da formação profissional. A proposta do congressista assegura 5% das vagas de estágios oferecidas pelas empresas a pessoas maiores de 35 anos. Há, pelo menos, outros 21 projetos de autoria do parlamentar. Da Rádio Câmara, de Brasília, Thyago Marcel.
VINHETA/PASSAGEM...
A Primeira Secretaria da Casa é responsável por coordenar a administração da Câmara dos Deputados.
Nas eleições realizadas no início do mês, o cargo coube ao PRB, que indicou o paulista Beto Mansur.
A jornalista Sílvia Mugnatto ouviu o novo primeiro secretário e tem mais informações.
Repórter: Uma das prioridades do novo primeiro secretário da Mesa diretora da Câmara será a continuidade dos trabalhos para construção de um novo anexo para gabinetes dos deputados. O deputado Beto Mansur, do PRB paulista, assumiu o cargo nesta segunda-feira e já começou um levantamento sobre a situação da Casa.
Beto Mansur: O presidente da Casa, Eduardo Cunha, falou: Eu vou construir o Anexo 5, para dar uma melhor estrutura para os parlamentares. Porque eu estou aqui já para o quinto mandato. Por que se discute sempre isso? Porque precisa construir um espaço maior, necessário. Então a gente vai trabalhar nisso. Exatamente porque possivelmente eu não vou terminar esse prédio, mas de alguma maneira esta administração agora vai poder ter condições de deixar tudo pronto para dar continuidade e efetivamente nos próximos três ou quatro anos ter um espaço como esse.
Repórter: A Primeira Secretaria é responsável pelos serviços administrativos da Câmara, o que inclui obras de infraestrutura. Para Beto Mansur, a atividade se equipara à gestão de um grande município.
Beto Mansur: Essa estrutura aqui se equipara a uma grande prefeitura. Fui prefeito em Santos durante oito anos. Só para vocês terem uma ideia, tinha um orçamento de R$ 2 bilhões. Esta estrutura aqui tem um orçamento de mais de R$ 4 bilhões e tem todos os problemas do dia a dia. O que nós precisamos fazer é ter uma estrutura para atender bem o parlamentar e também atender bem a população. Acho que a Casa tem de estar preparada para que possa dar condições de respeitar a democracia.
Repórter: Beto Mansur disse que o objetivo dele é dar condições de infraestrutura para que os deputados possam exercer bem o mandato. Da Rádio Câmara, de Brasília, Sílvia Mugnatto.
VINHETA/PASSAGEM...
O segundo secretário da mesa diretora da Câmara é Felipe Bornier, do PSD do Rio de Janeiro.
O parlamentar chegou à Câmara para cumprir seu primeiro mandato em 2008, então com 28 anos.
Conheça o perfil de Felipe Bornier e os trabalhos da Segunda Secretaria na reportagem da Rádio Câmara.
Repórter: Eleito pela primeira vez, em 2007, deputado federal pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), atualmente, o empresário carioca integra o Partido Social Democrático (PSD) e já vai para o seu terceiro mandato na Câmara. Com a herança política do pai, Nelson Bornier (PMDB), ex-deputado federal e atual prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Felipe Bornier chegou à Câmara pela primeira vez como um dos eleitos mais jovens do País - com 27 anos, apenas. Nas últimas eleições, em outubro de 2014, recebeu mais de cem mil votos (105.517 mil votos). Agora, Felipe Bornier assume o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2015-2016 da 55ª Legislatura, composta por sete cargos no total e mais quatro suplências. Ele recebeu 437 votos, dos 512 deputados presentes, no último domingo (1º).
Felipe Bornier: Eu quero dizer que a 2º secretaria tem o papel - talvez, o mais importante - de trazer a juventude para participar do mandato dos deputados federais, por meio do estágio aqui da Casa, e que nós temos o objetivo de aumentá-lo, incentivá-lo.
Repórter: Mas, não é a primeira vez que o congressista ocupa um lugar de destaque na Casa. Já assumiu o cargo de 1º vice-presidente das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Defesa do Consumidor. Há pelo menos 200 proposições de autoria de Felipe Bornier na Câmara. Entre as mais importantes, segundo o próprio parlamentar, está o Projeto de Lei (2952/11), que institui o Programa de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar (Prosolar). Já como relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Bornier destacou o Projeto de Resolução (20/11) que cria uma comissão permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Em relação às funções administrativas que deverá desempenhar à frente do cargo, Felipe Bornier disse que fará muito mais que assinar papéis.
Felipe Bornier: Direcionado não somente para a questão administrativa. Mas, certamente, debater projetos de lei de interesse da sociedade. Esse é o momento que a gente precisa: trazer a população para dentro do Parlamento e resgatar, acima de tudo, o nosso papel e o orgulho em dizer que nós somos deputados federais.
Repórter: Entre as principais atribuições desta secretaria estão: providenciar e fornecer informações sobre passaporte diplomático; e pedir Nota de Visto ao Itamaraty. Da Rádio Câmara, de Brasília, Thyago Marcel.
VINHETA/PASSAGEM...
Pela segunda vez na história, as mulheres ocupam cargos na mesa diretora da Câmara.
Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, foi eleita para a Terceira Secretaria.
Saiba mais sobre o trabalho da parlamentar com a repórter Karla Alessandra.
Repórter: Nos próximos dois anos, a deputada Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, ocupará a terceira secretaria da Mesa Diretora da Câmara. Entre 2011 e 2012 Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, foi a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa-Diretora como vice-presidente. Mara Gabrilli destacou a importância da presença de mulheres na Mesa da Câmara.
Mara Gabrilli: Nunca uma mulher assumiu um cargo de gestão na Mesa Diretora. Primeiro o fato de ser mulher, segundo o fato de ser uma mulher com deficiência que muito batalhei para que tivesse acessibilidade na Mesa Diretora e a gente conseguiu isso bem no final do mandato, o que me possibilitou poder assumir um cargo na Mesa.
Repórter: As principais atribuições da terceira secretaria são: controlar o uso das passagens aéras de uso dos deputados e examinar as licenças e as justificativas de falta dos parlamentares. Mara Gabrilli é publicitária e psicóloga e está no seu segundo mandato como deputada federal. Ela já foi secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo e vereadora na Câmara Municipal de São Paulo. A deputada Luiza Erundina, do PSB de São Paulo, também comporá a Mesa como terceira suplente. Da Rádio Câmara, de Brasília, Karla Alessandra.
VINHETA/PASSAGEM...
A Quarta Secretaria da Câmara cuida da administração dos imóveis funcionais da Casa.
O novo titular da pasta é Alex Canziani, do PTB do Paraná, que está em seu quinto mandato.
O repórter Luiz Gustavo Xavier tem mais informações sobre as atribuições da secretaria e sobre o parlamentar.
Repórter: O novo quarto secretário da Mesa, deputado Alex Canziani, do PTB paranaense, defendeu o acesso de todos os deputados a imóveis funcionais em Brasília para que o auxílio-moradia possa ser extinto. Para ele, o fim do benefício, que hoje está em R$ 3.800, é um desejo dos parlamentares e da sociedade brasileira e trará economia aos cofres públicos. Com exceção dos parlamentares eleitos pelo Distrito Federal, a Câmara garante moradia em Brasília para os demais 505 deputados federais. Eles podem ocupar um dos 432 apartamentos funcionais, que são de propriedade da União, ou receber o benefício.
Alex Canziani: Hoje existe a questão que não temos apartamentos funcionais para todos os deputados, então uma parte dos deputados fica em hotéis e aí a Câmara dá um valor de auxílio moradia, e outra parte fica em apartamentos funcionais. Já estamos trabalhando ao longo do ano para que possamos ter mais moradias e terminar com o auxílio moradia, para que todos os deputados tenham o seu apartamento.
Repórter: Canziani ressaltou que existe um projeto que reduz o tamanho de alguns apartamentos para permitir que mais deputados possam ocupar esses imóveis.
Alex Canziani: Hoje já existe um valor que é repassado para uma quantia significativa de deputados de auxílio-moradia e, infelizmente, até o valor que se repassa não atende devido aos altos valores de aluguéis aqui na cidade, mas acredito que o melhor seria reformar os apartamentos existentes e, inclusive, diminuir para que pudessemos ter mais deputados sendo alojados neles e aí, sim teríamos o fim do auxílio-moradia, que com certeza significaria uma redução de despesas não apenas para a Câmara, mas para sociedade brasileira como um todo.
Repórter: Cabe ao 4º secretário propor à Mesa a compra, a venda, a construção e a locação de imóveis da Câmara. Eleito para o quinto mandato na Câmara, o deputado federal Alex Canziani é bacharel em direito. Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier.
VINHETA/PASSAGEM...
A mesa diretora da Câmara também é composta por quatro suplentes, eleitos para substituir os secretários da Casa nos casos previstos no regimento interno.
Os suplentes também podem participar das reuniões da mesa.
O primeiro suplente é Mandetta, do DEM de Mato Grosso do Sul, que está em seu segundo mandato como deputado federal.
Médico, o deputado foi secretário municipal de Saúde em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e em seguida foi eleito com quase 80 mil votos, em 2010.
Na Comissão de Relações Exteriores, Mandetta atuou na construção de políticas de prevenção e combate às drogas. Em 2012, ocupou a Presidência da Comissão de Seguridade, e focou seu trabalho em projetos para as pessoas com deficiência.
VINHETA/EFEITO....
Três vezes vereador em São Paulo e eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, com 240 mil votos, Gilberto Nascimento, do PSC, é o segundo suplente da mesa diretora. Também foi deputado estadual por dois mandatos e, no ano passado, obteve 120 mil votos para a Câmara Federal.
Formado em direito e teologia, e também delegado da Polícia Civil paulista, Gilberto Nascimento foi o vereador mais jovem de São Paulo nas eleições de 1982. Entre suas principais áreas de atuação, estão a religião, segurança pública, transporte e saúde pública.
VINHETA/EFEITO....
Vereadora em 1982, deputada estadual em 1986, Luiz Erundina, do PSB, foi a primeira mulher a ser escolhida prefeita da cidade de São Paulo, em 1988. Eleita para a Câmara pela primeira vez em 1998, ela ocupa agora a terceira suplência da mesa diretora.
Foi ainda a primeira presidente da Comissão de Legislação Participativa e atua em temas ligados à justiça social e igualdade de direitos. Hoje, Luiza Erundina também coordena as frentes parlamentares pela reforma política com participação popular e pela liberdade de expressão e direito à comunicação.
VINHETA/EFEITO....
Quarto suplente da mesa diretora, Ricardo Izar, do PSD paulista, tornou-se conhecido ao ocupar a Presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Foi eleito para a Casa pela primeira vez em 2010, com 87 mil votos.
O parlamentar também tem atuação na defesa do consumidor e na preservação do meio ambiente. Ricardo Izar participa ainda de frentes parlamentares de habitação e desenvolvimento urbano, do ramo de seguros e dos direitos dos animais, além de presidir o grupo parlamentar Brasil-Líbano.
Termina aqui o jornal Câmara dos Deputados. Boa noite e até amanhã!
VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h