27/11/2017 - 14h03

Projeto prevê que formação de motorista inclua troca de pneus e direção defensiva

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública para prestação de esclarecimentos sobre Operações do BNDES na compra de ações e debêntures do grupo JBS e sobre suposta compra de grande quantidade de dólares, pelo grupo JBS, no dia 17/05/2017, momentos antes da publicação, pelo site do O Globo, sobre gravações envolvendo a empresa. Dep. Fausto Pinato (PP - SP)
Fausto Pinato, autor do projeto, quer ampliar a formação dos motoristas

A formação do condutor poderá incluir procedimentos para o caso de imprevistos e conceitos básicos de funcionamento do veículo, com demonstração teórica e prática da troca de pneus, por exemplo. É o que prevê o Projeto de Lei 7787/17, que tramita na Câmara dos Deputados.

O autor da proposta, deputado Fausto Pinato (PP-SP), defende que “procedimentos importantes em imprevistos sejam ministrados no campo teórico, a exemplo do uso dos faróis em áreas montanhosas e sob neblina, como também da conduta acertada em casos de acidentes de trânsito”.

Ainda na opinião do parlamentar, “a troca de pneu deve ser comentada passo a passo no curso teórico, incluindo o manuseio do macaco mecânico, como também ser objeto de aula prática, na fase do curso de direção veicular”.

O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que hoje prevê que a a formação de condutores contenha, obrigatoriamente, curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito.

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'