25/09/2017 - 19h21

Projeto exige identificação na lateral de veículo alugado por órgão público

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Seminário Internacional sobre a erradicação do trabalho infantil e a reforma previdenciária. Dep. Rômulo Gouveia (PSD-PB)
Deputado Rômulo Gouveia, autor do projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro

Os veículos alugados pela administração pública deverão conter nas laterais os nomes dos órgãos locadores. É o que determina o Projeto de Lei 4004/15, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

O código só exige a indicação expressa, nas portas, de veículos de propriedade de órgãos públicos. Os alugados não precisam conter nenhum adesivo ou pintura mencionando o locador. Para o deputado, essa lacuna na lei abre uma brecha para desvios de finalidade dos veículos, que passam a ser usados para assuntos particulares de representantes dos órgãos.

O projeto prevê que a obrigatoriedade valerá para órgãos da administração direta e indireta da União, dos estados, Distrito Federal e municípios. Estarão dispensados apenas os veículos alugados pela representação pessoal das autoridades máximas das três esferas administrativas, como o presidente e o vice-presidente da República, os ministros do Supremo Tribunal Federal, os governadores e os prefeitos.

Também serão excluídos da obrigação os carros alugados para uso em serviço reservado de caráter policial e para uso bélico.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'