Economia

Proposta limita reservas para clientes de operadoras e agências de turismo a 50% da aeronave

26/04/2018 - 09:36  

Gilmar Felix - Câmara dos Deputados
Reunião de instalação da comissão e eleição do Presidente e dos Vice-Presidente. Presidente eleito, dep. Alexandre Leite (DEM-SP)
Alexandre Leite: nossa proposta tenta trazer mais equilíbrio nessa concorrência, do lado dos consumidores, pela aquisição de passagens aéreas

Tramita na Câmara projeto do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) que limita a reserva de assentos para clientes de operadoras e agências de turismo à metade da capacidade das aeronaves (PL 7130/17).

Atualmente, a Lei 11.182/05, estabelece que as companhias aéreas podem definir seus preços e planos de negócio (compreendendo linhas, frequências, horários, tipos de aeronave, entre outros aspectos), e permite que cada transportador adote política própria com respeito à venda de assentos em grupo.

Segundo o parlamentar, o poder de mercado dessas empresas coloca o consumidor direto em posição francamente desfavorável, limitando para além do razoável seu acesso a um serviço público.

“Nossa proposta tenta trazer mais equilíbrio nessa concorrência, do lado dos consumidores, pela aquisição de passagens aéreas. Cremos que a regra aqui sugerida – restringir a reserva de assentos para compra por clientes de operadoras à metade da capacidade da aeronave – pode contribuir para a justiça equitativa, no caso concreto”, disse Leite.

Tramitação
O projeto tramita conclusivamente e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta