Economia

Em sessão solene, deputados pedem avanços no setor de turismo no Brasil

30/10/2017 - 14:10  

Gilmar Felix / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional e Mundial do Turismo
Parlamentares cobraram, durante sessão solene, mais incentivos ao turismo

Durante a sessão solene nesta segunda-feira (30), que comemorou os dias nacional e mundial do Turismo, celebrados em 2 de março e 27 de setembro respectivamente, o deputado Herculano Passos (PSD-SP) afirmou que é necessária a potencialização do segmento no Brasil. Para ele, isso resultaria na geração de empregos e no crescimento da economia.

O deputado, que também é coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo e foi um dos autores do requerimento para a solenidade, lamentou ainda os reflexos da situação da segurança pública no País. “A fragilidade divulgada afasta turistas estrangeiros a virem ao Brasil, e os próprios brasileiros deixam de viajar como antes”, disse.

O deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), também autor do requerimento, ressaltou que o turismo mundial mobiliza mais de 1 bilhão de viajantes por ano e gera uma receita cambial de 1,2 trilhão de dólares. Ele destacou o baixo investimento no turismo brasileiro.

“Apesar de ser a 10ª economia turística no mundo, somos um competidor modesto. Possuímos grandes atrativos naturais, e há anos escutamos sobre o enorme potencial turístico do nosso País. Porém os esforços para são abaixo do necessário”, afirmou.

Turismo sustentável
O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, ressaltou que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu como tema deste ano o turismo sustentável e o uso desse setor como ferramenta de desenvolvimento.

“A iniciativa alerta para a necessidade de uma postura mais responsável em relação aos nossos destinos. O turismo pode contribuir com um tripé sustentável: econômico, social e ambiental”, disse.

Reportagem - Alex Akira
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.