Economia

Integração Nacional aprova fundo para desenvolver turismo na Chapada dos Veadeiros

22/09/2016 - 13:13  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou proposta que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região da Chapada dos Veadeiros (Funveadeiros).

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Seminário: Fundos Constitucionais: Desafios ao Fomento de Desenvolvimento Regional. Dep. Remídio Monai (PR-RR)
Remídio MOnai: região já conta com recursos do Fundo do Centro-Oeste, mas estes não conseguem atender às necesssidades específicas da região da Chapada

O objetivo é para estimular o desenvolvimento da região que abrange os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Terezina de Goiás.

Pelo texto, o fundo será usado para apoiar a qualificação de trabalhadores locais que desenvolvam produtos e atividades turísticas e culturais na região.

A proposta está prevista no Projeto de Lei 3173/15, do deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), e também tem como foco incentivar a formação de cooperativas.

Necessidades específicas
Relator na comissão, o deputado Remídio Monai (PR-RR) lembrou que a região a ser contemplada pelo Funveadeiros já conta com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO - Lei 7.827/89), por meio de programas de financiamento aos setores rural e empresarial.

No entanto, afirma Monai, a área de abrangência do FCO é muito grande e o fundo não consegue atender às necessidades específicas da região da Chapada dos Veadeiros.

“As inúmeras atividades que demandam financiamento em todo o centro-oeste inviabilizam um tratamento específico para o desenvolvimento da região da Chapada dos Veadeiros”, argumentou Monai.

Dotações da União
Pelo texto aprovado, os recursos para o novo fundo virão de dotações orçamentárias da União; de operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais; entre outras fontes.

21 mil km²
A Chapada dos Veadeiros abrange uma área de 21 mil km², onde vivem cerca de 60 mil pessoas. A vegetação predominante é o cerrado de altitude, com matas ciliares, veredas com buritis e campos, sendo ainda um importante berço de águas.

Dotada de grande diversidade de flora e fauna, a região abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a APA Estadual do Pouso Alto.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3173/2015

Íntegra da proposta