Economia

Comissão de Turismo quer reforçar verba para divulgação do Brasil no exterior

Deputado Herculano Passos informou que a comissão vai apresentar emenda ao Orçamento da União para destinar recursos à Embratur

01/06/2016 - 22:10  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre uma mídia positiva ao turismo brasileiro no exterior
Audiência pública debateu uso da mídia para ampliar o número de turistas estrangeiros no Brasil

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados vai reforçar o orçamento da Embratur para a divulgação positiva do Brasil no exterior. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º), após audiência pública que debateu o uso da mídia para ampliar o número de turistas estrangeiros no País.

Hoje, o Brasil, mesmo repleto de atrativos naturais e culturais, recebe apenas cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros por ano, número bem inferior, por exemplo, ao de um dos pontos turísticos do México, a cidade de Cancun, visitada por cerca de 10 milhões de pessoas anualmente.

A Embratur conta com apenas 16 milhões de dólares anuais para fazer a divulgação turística do Brasil no exterior, valor também tímido quando comparado, por exemplo, aos 60 milhões de dólares da Argentina ou aos 100 milhões de dólares da Colômbia.

Para reverter esse quadro, o presidente da Comissão de Turismo, deputado Herculano Passos (PSD-SP), afirmou que uma das emendas que o colegiado tem direito de apresentar ao Orçamento da União será destinada à Embratur. O valor será definido posteriormente.

"Ajudando a Embratur, consequentemente, estamos ajudando a divulgação do País lá fora. Não é um gasto, é um investimento. E o retorno vem muito maior. Agora, vamos trabalhar politicamente aqui para que a gente possa agregar mais recursos para a Embratur", disse Passos.

Imagem negativa
A iniciativa da audiência partiu do próprio deputado, a partir da constatação de que a imagem do Brasil no exterior está cada vez mais negativa, diante da divulgação, pela mídia, das crises política e econômica, das epidemias de dengue e zika vírus e das notícias de violência e corrupção.

O presidente substituto da Embratur, José Antônio Parente, agradeceu o apoio da comissão e frisou que o aporte financeiro será fundamental para ressaltar os trunfos do País, como o turismo de sol e praia do litoral, a Amazônia, o Pantanal, as cataratas do Iguaçu e o turismo de negócios de São Paulo, entre outros.

"Diante de um cenário em que escândalos e notícias negativas pairam sobre o nosso país, a Embratur tem feito um esforço para criar essa mídia positiva, mas esbarramos, como sempre, na questão orçamentária. Cada turista que visita o nosso país movimenta 52 setores da economia. É um retorno muito rápido e nós padecemos aqui, sempre, com a dificuldade orçamentária de fazer essa divulgação", disse Parente.

O vice-presidente da comissão, deputado Sérgio Brito (PSD-BA), foi co-autor da ideia de reforçar o caixa da Embratur por meio de emenda orçamentária. "Nós precisamos vender o Brasil em um bom termo, lá fora, e precisamos de recursos. Vários países têm recursos bem superiores ao Brasil sem o potencial turístico que temos", ressaltou.

A Embratur – ou Instituto Brasileiro do Turismo – é uma autarquia especial do Ministério do Turismo.

Divulgação positiva
O diretor da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), Cristiano Flores, admitiu que a cobertura jornalística pode interferir na escolha do destino dos turistas estrangeiros, mas ressaltou que esses fatos são inerentes aos direitos de acesso à informação e de liberdade de expressão. Para Flores, a mídia pode contribuir nos esforços de melhoria da imagem do Brasil no exterior por meio dos programas de entretenimento.

"Esse tipo de produto, por meio das emissoras de televisão, alcança hoje 130 países do mundo. E, aí sim, nós acreditamos que uma forma que contribui muito para o incremento do turismo no Brasil é mostrar as belezas naturais e o patrimônio cultural do País, principalmente pela dramaturgia", afirmou Flores.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre uma mídia positiva ao turismo brasileiro no exterior. Dep. Herculano Passos (PSD-SP)
Herculano Passos: vamos trabalhar politicamente para agregar mais recursos à Embratur

Jogos do Rio
De forma geral, deputados e palestrantes concordaram que as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a partir de agosto, darão excelente oportunidade aos profissionais do turismo para melhorar a imagem internacional do Brasil.

Durante as Olimpíadas, não será cobrado visto dos turistas de Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. A expectativa é de incremento de 100 mil turistas no Brasil com essa medida.

José Antônio Parente informou que, entre as ações recentes da Embratur, está a promoção de campanhas de publicidade do Brasil nesses quatro países. Ele também citou outras ações desenvolvidas, como a presença em feiras de turismo em todos os continentes; a criação do comitê "Descubra o Brasil", em sintonia com as embaixadas, envolvendo a mídia e as empresas de turismo no País; convites a jornalistas estrangeiros para visitar o Brasil; e agenda de relações públicas no exterior, com 11 escritórios em 22 países.

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados programou para o dia 10 uma visita ao Rio de Janeiro, onde integrantes do colegiado acompanharão o andamento das obras das Olimpíadas. Também estão previstas reuniões com profissionais de turismo e com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de visita à Vila Olímpica.

Impacto econômico
A audiência pública desta quarta-feira contou com representantes da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que apresentaram dados de seus setores.

Segundo a CNTur, o setor de turismo contribui com cerca de 6,25% dos empregos formais do País. No Nordeste, o turismo corresponde a 7,5% do PIB regional; mais de 20% do PIB em Recife, Salvador, Natal e Fortaleza; e mais de 80% do PIB em locais como Pipa (RN), Porto de Galinhas (PE), Canoa Quebrada (CE) e Praia do Forte (BA).

Apesar disso, o Brasil está em nono lugar, na América Latina, em atração de turistas estrangeiros. A Abear destacou, no entanto, que os assentos ofertados em voos internacionais para o País (de empresas brasileiras e estrangeiras) subiram de 12,8 milhões, em 2003, para 28,6 milhões em 2015.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.