Economia

Debatedores pedem mais acessibilidade em projetos turísticos

17/12/2015 - 19:04  

Projetos turísticos lucram mais se forem pensados para também atender aos cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida. A afirmação foi feita na quarta-feira (16) pelo coordenador-geral de acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rodrigo Machado, em audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as políticas de apoio à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística do Brasil. Presidente da CTUR, dep. Alex Manente (PPS-SP)
Alex Manente defendeu políticas públicas que melhorem o acesso do público com dificuldades de locomoção a atrações turísticas

Segundo Machado, em 2010, mais de 23% dos brasileiros declararam ter algum tipo deficiência - no mundo, informou ele, o número chega a um bilhão de pessoas. “Outro motivo para que se projete pensando em acessibilidade é em virtude dos idosos e dos obesos, que também sofre com problemas de mobilidade”, acrescentou.

A agente de turismo Maria de Fatima Estephan trabalha há oito anos nesse ramo e ressaltou que a adaptação da infraestrutura para atender esse público representa uma oportunidade para os empresários. “É preciso lembrar que, normalmente, pessoas com dificuldade de locomoção não viajam sozinhas. Trata-se de um grande mercado a ser explorado”, frisou.

Conforme Maria de Fatima, o transporte é o principal problema enfrentado por turistas com deficiência. “Às vezes, o indivíduo chega ao aeroporto e não tem sequer como ir ao hotel. Tenho um parceiro em São Paulo que, após adaptar a frota dele, triplicou o faturamento em um ano”, relatou.

Políticas públicas
O presidente da Comissão de Turismo, deputado Alex Manente (PPS-SP), destacou a necessidade de políticas públicas para o setor. “Apesar de avanços recentes, o poder público ainda fica muito aquém do que é preciso para fazer acessibilidade."

O Ministério do Turismo lançou, no ano passado, um guia colaborativo por meio do qual é possível avaliar, consultar e sugerir a acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes e outras atrações. A iniciativa também está disponível em formato de aplicativo para smartphones.

Reportagem – Ana Gabriela Braz
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.