Economia

Dirigentes pedem investimentos em infraestrutura para melhorar ecoturismo

22/10/2015 - 17:24  

Representantes do governo e da iniciativa privada solicitaram investimentos em gestão e infraestrutura para impulsionar o turismo de aventura e o ecoturismo no Brasil. O tema foi discutido em audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados na quarta-feira (21).

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Evandro Schütz, afirmou que as autoridades precisam reconhecer a importância desse tipo de turismo e ampliar os recursos injetados em logística, segurança pública, saneamento básico e capacitação profissional, a fim de dar mais eficiência ao setor.

“A classe política brasileira desconhece que o turismo é um segmento econômico. Trata-se de um erro crasso de qualquer gestor público”, declarou Schütz. “Melhorar a infraestrutura dos parques nacionais é atividade estratégica para o desenvolvimento do setor”, completou.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, Vinicius Lummertz
Vinicius Lummertz, da Embratur: é preciso modernizar a gestão dos parques dos nacionais, estaduais e municipais

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, também destacou a necessidade de reformar o modelo de gestão dos parques nacionais, estaduais e municipais. Uma das medidas defendidas por ele é adotar como regra a cobrança de ingressos para a entrada do público nesses estabelecimentos.

Competitividade
Lummertz informou que, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), o Brasil ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta, e, do total de turistas que visitam o País por ano, 19% apontam o ecoturismo e o turismo de aventura como motivação central de suas viagens. Segundo o presidente da Embratur, porém, ainda há muito para avançar. “Apesar de, nos últimos anos, termos subido vinte posições no Índice de Competitividade Internacional do Turismo e ocuparmos, atualmente, a 28ª posição, ainda somos uma nação onde é difícil abrir um negócio turístico”, declarou.

Por sua vez, o coordenador na Unidade de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae, Geraldo Costa, enfatizou a importância de estabelecer parcerias com a iniciativa privada, que, muitas vezes, tem a função de proporcionar o acesso a lugares turísticos como parques e grutas.

Setor em expansão

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Alex Manente (PPS - SP)
Alex Manente: turismo de aventura e ecoturismo são o futuro do setor

O presidente da comissão, deputado Alex Manente (PPS-SP), que propôs o debate, ressaltou que o turismo de aventura e o ecoturismo são o futuro do setor. “A discussão foi importante para pensarmos em políticas de apoio a esse segmento, que vem encontrando adeptos em todo o mundo e que, no Brasil, não poderia ser diferente com a diversidade da natureza que temos aqui.”

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo de aventura é o que mais cresce no mundo. O Brasil é referência em diversos esportes ao ar livre, como rafting, rapel, mergulho e exploração de cavernas.

Reportagem – Ana Gabriela Braz/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.