Economia

Mesa-redonda debaterá potencialidades turísticas da região do rio Juruá, no Acre

23/10/2015 - 09:17  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados vai promover hoje uma mesa-redonda em Cruzeiro do Sul (AC) para discutir as potencialidades turísticas da região do rio Juruá, no estado do Acre. O debate foi sugerido pelo deputado Léo de Brito (PT-AC).

Léo de Brito destaca que Cruzeiro do Sul é o município de referência na região, por conter a maior rede de infraestrutura nas áreas de educação, saúde, segurança e no setor comercial. Por esse motivo, argumenta o parlamentar, a cidade está se consolidando como o principal polo consumidor e exportador da região do território do Vale do Juruá, onde residem cerca de 18% da população acreana.

A região do Juruá abriga a Reserva Extrativista do Alto Juruá e o Parque Nacional da Serra do Divisor, considerado o local mais a oeste do Brasil e conhecido por concentrar a maior biodiversidade do planeta.

“Os benefícios trazidos com a abertura definitiva da BR-364 possibilitarão uma nova perspectiva de desenvolvimento regional em todos os setores da economia do Vale do Juruá, incluindo-se o setor turístico, o que por certo demandará novas estratégias para o aumento e a consolidação do potencial turístico na região”.

Região do Juruá
A região do Juruá está localizada na parte ocidental do estado do Acre e abrange os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul. Cruzeiro do Sul é o segundo maior município do Acre, com mais de 138 mil habitantes.

As principais atrações turísticas são as praias dos rios Juruá e Moa; o encontro das águas do rio Moa com o rio Juruá; a Catedral de Nossa Senhora da Glória; o Teatro José de Alencar; a Praça da Bandeira; e o o Cais do Porto de Cruzeiro do Sul, construído em 1912.

Além disso, a região tem aldeias indígenas ao longo da BR 364, como as tribos Katukina, Bananeira e Yawanawá.

A mesa-redonda ocorrerá a partir das 18 horas, no Auditório Faculdade Ieval, em Cruzeiro do Sul (AC).

Da Redação - AR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.