Economia

Comissão aprova criação de rota nacional de turismo de vinho no Rio Grande do Sul

02/06/2015 - 16:48  

Arte/SECOM
Dep. Renato Molling do PP do Rio Grande do Sul
Renato Molling: enoturismo é uma forma de divulgação dos produtos locais e incremento das vendas, tanto no mercado interno quanto no exterior

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou a criação da rota nacional do turismo enológico (turismo do vinho), composta por 14 cidades produtoras de vinho do Rio Grande do Sul.

Trata-se do Projeto de Lei 4795/12, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS). A região fará parte da rota nacional do turismo enológico (turismo do vinho), cultural, artesanal, paisagístico, ecológico e gastronômico.

As cidades incluídas na rota são: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Santa Tereza e Veranópolis.

Incremento das vendas
O relator, deputado Renato Molling (PP-RS), afirmou que o enoturismo é uma forma de divulgação dos produtos locais e incremento das vendas, tanto no mercado interno quanto no exterior.

Ele destacou que a produção de uva e vinho no Rio Grande do Sul é o fio condutor de desenvolvimento das regiões, trazendo consigo o desenvolvimento do artesanato, de polos gastronômicos e da agropecuária locais.

“A proposta certamente fomentará o crescimento econômico da região”, disse.

Capital nacional
A exemplo das comissões de Cultura e de Integração Nacional da Câmara, Molling também optou por recomendar a rejeição do Projeto de Lei 4794/12, que institui o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, como a Capital Nacional do Enoturismo.

A medida, também de autoria de Cherini, tramita em conjunto com o projeto aprovado. “As duas proposições tem objetivos idênticos”, justificou.

Tramitação
A proposta, já aprovada em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, ainda será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta