Economia

Turismo debate exploração sexual de crianças e adolescentes

20/05/2015 - 09:22   •   Atualizado em 20/05/2015 - 09:51

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (20), às 14 horas, para discutir as políticas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os níveis do turismo brasileiro.

O deputado Alex Manente (PPS-SP), que solicitou o debate, destaca que o Brasil é uma das rotas preferenciais do turismo direcionado à exploração de crianças e adolescentes no mundo. Ele cita que, segundo estudo de 2011 da organização não governamental Coletivo Vida Mulher de Recife, são três mil meninas prostituídas a cada verão na capital pernambucana, sendo que uma em cada três tem menos de 18 anos. Já na cidade de São Paulo, houve 6.391 registros de casos pelo Disque Denúncia em 2013.

Com a audiência, Manente quer, entre outros objetivos, saber qual o estágio da implementação de códigos de conduta do turismo e levantar sugestões para que a Câmara contribua no combate à exploração sexual e a sociedade seja inserida nessa luta.

Participarão do debate:
- a coordenadora-geral do Programa Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos, Heloisa Egas;
- o coordenador-geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Silva Neto;
- a coordenadora técnica do Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância, Lígia Vezzaro Caravieri; e
- o diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), Neio Lúcio de Oliveira Campos.

Também foi convidado um representante do Ministério Público Federal.

A audiência ocorrerá no plenário 5.

Da Redação – MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.